
Aeroclube do Estado de Minas Gerais

Venha voar conosco
Seja para tornar-se piloto de aeronaves leves, piloto privado, comercial ou simplesmente para fazer um voo panorâmico, o ACEMG atende à suas necessidades.



Cursos Teóricos
O que seria da prática se não fosse a teoria? Com professores qualificados, atuantes nas respectivas áreas, o Aeroclube do estado de Minas Gerais oferece cursos teóricos de: Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo (INVA).
Cursos Práticos
Disponível através de quatro modelos de aeronaves, o Aeroclube do Estado de Minas Gerais é referência no ensino da aviação no Brasil
Conheça a tripulação
Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Sobre o ACEMG
O Aeroclube do Estado de Minas Gerais foi fundado em 15 de novembro de 1936, com o objetivo de formar pilotos privados e comerciais. O general José Lopes Bragança um dos fundadores do Aeroclube pediu ao então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares Ribeiro seu apoio para aquisição do 1º avião de treinamento para o Aeroclube. A solicitação foi atendida e a aeronave chegou em fevereiro de 1937, quando começaram as instruções de voo, na recém-criada Escola de Pilotagem do Aeroclube e a primeira turma de “brevetados” saiu pronta em julho de 1937.
No início (já em 1937), e com uma aeronave, o Aeroclube se servia da pista e instalações do 4º Regimento de Aviação (do exército) na Pampulha, pista que naquela época era inferior a 1000 metros. O comandante era o 1º Tenente-Aviador Clóvis Travassos. O Aeroclube chegou a construir um hangar, que até hoje permanece naquele local, que é do atual CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica. O Aeroclube permaneceu operando (e formando dezenas de pilotos) na Base Aérea de Belo Horizonte, até janeiro de 1944, quando se mudou, definitivamente, para o Aeroporto Carlos Prates.
O Aeroclube, nesses 79 anos, já brevetou cerca de 5.000 (cinco mil) pilotos-privados, muitos deles foram para a Aviação comercial, outros para a aviação desportiva e ainda dezenas deles se tornaram instrutores de Aeroclubes, por este Brasil afora.
Pode-se afirmar que o Aeroclube do Estado de Minas Gerais continua contribuindo de maneira eficaz, para o progresso da Aviação Brasileira.
